sábado, 27 de outubro de 2012

Fernanda nasceu! Relato de parto e de vida!

Elas nasceu!

Nasceu e já está prestes a completar 4 meses!

E foi assim...

Até a véspera do parto eu não sentia ansiedade, o que eu sentia era a imensa vontade de ver o rostinho daquele ser que estava crescendo na minha barriga. Agendamos o nascimento da Fernanda para o dia 04 de Julho às 8h00, e fomos informados pelo hospital que deveríamos estar lá às 7h00. Me levantei às 5h00, depois de dormir tranquilamente como uma pedra, (rs!) e então a ansiedade começou a bater forte! Eu estava ali, tomando banho com aquele barrigão pela última vez, dentro de 2hrs eu sairia de casa para voltar dali a dois dias com minha bebê nos braços! Estávamos a pouco de conhecer nossa pequena!! As mensagens dos amigos começaram a chegar, as lágrimas começaram a chegar, o desespero tentou, quase chegou! 


E lá fomos nós, com toda aquela “parafernália” a caminho do hospital. Fomos, eu e o marido, mudos durante todo trajeto. O que dizer nessas horas? As palavras não vêm!! Mas as lágrimas vêm... Em mim e nele! Lindo! Burocracia feita, chegamos no quarto, chegou mãe, pai, mãe 2 Betinha, sogro, sogra, enteado, tia Ana e fotógrafa. 








A espera foi tão curta, logo estavam lá com a maca para me buscar... Camisola sexy de hospital, toquinha linda, a pantufa então, melhor nem falar! Rs! Beijos e abraços em todos, lá vamos NÓS! 



 
Deitada na maca, passando pelo corredor do hospital, olhando aquele teto, aquelas luzes, penso... Não penso em nada! O pensamento não vem! As lágrimas sim! Passamos pela capela do hospital a poucos metros do centro cirúrgico, ainda não penso, suplico: Traz minha filha com saúde, Pai! 




Centro cirúrgico, enfermeiras, médicos, luzes, equipamentos, braços abertos e amarrados, pulsação controlada, chega o anestesista – um anjo de Deus! Coisa mais fofa e querida que existe no mundo!! Me tranquilizou tanto! Não senti nem a tal picadinha, estava em êxtase, não senti nada!! Chega o médico e vamos começar! Entra marido, máquina fotográfica a postos, e alguns minutos depois o médico avisa: “Quer ver pai? Vai nascer!” Mais um empurrãozinho e nasce! Nasce Fernanda, nasce a mãe, nasce o pai, nasce amor! Ouço a pediatra: “Deixa eu pegar ela logo antes que o pai pegue!” Meu marido estava em cima, doido para segurar nossa pequena. Daquele centro cirúrgico eu levarei 3 coisas para o resto da vida: O anestesista querido, (rs!) o chorinho doce da Fernanda e o calorzinho do corpo dela quando a trouxeram para eu conhecê-la. Tão quentinha, se aquietou quando a encostaram no meu rosto. Ela se aquietou, não chorava mais, e eu também não chorava mais. A beijei e só o que consegui falar foi: “Oi filha!” Sabemos, eu e ela, que nesta pequena frase estava tudo que eu sempre disse a ela e continuarei a dizer para o resto da vida... Mamãe está aqui com você, mamãe te ama!





No colo do pai ela foi levada para os procedimentos. Papai assistiu a tudo enquanto eu estava ali, agoniada de vontade de vê-la novamente, esperando que o médico terminasse a cirurgia. Mais alguns “eternos” minutos até que viessem me buscar para levar para o quarto. Ao contrário do que leio em alguns relatos de parto, não tive que esperar que passasse o efeito da anestesia para depois ir para o quarto. 




No quarto, a longa espera por minha princesa. 2 horas de espera que se arrastavam no relógio e então chega ela nos braços da enfermeira. Toda de branco, trazendo paz, linda, perfeita, com os olhinhos abertos, quietinha. Com ela ali ao meu lado, nos meus braços, eu poderia viver o resto da vida! Em cada barulhinho, cada suspiro, cada gemido da Nanda, ouviam-se sonoros “oooun, que linda!” daqueles que estavam no quarto. 






Minha recuperação foi um sonho! Não posso dizer que senti dores, talvez estivesse emocionada demais para isso. Dentre todos os bebês que haviam nascido naquele dia a Nanda foi a primeira a conseguir mamar. Que sensação!!! No dia anterior ao parto, eu apertava meu seio e nada... Na sala de cirurgia, a enfermeira apertou e lá estava o colostro, saindo abundantemente. Perfeição de Deus!


Os primeiros dias em casa não foram fáceis. Pra ser bem sincera o primeiro mês de vida da Fernanda foi bem difícil, cansativo, porém encantador. Como já contei aqui no blog, o bico do meu seio era invertido, me preparei durante toda a gestação para conseguir amamentar. O bico se formou, minha vontade era amamentá-la até 1 ano, mas já no hospital uma pelezinha perecia inflamar quando ela sugava e isto doía muito! Com o passar dos dias foi piorando, inflamando mais, ficou horrível! Consegui amamentá-la apenas até 23 dias. Sofri muito! Ela sofreu, o que me fazia sentir pior ainda. Eu a segurava no colo e ela virava o rostinho procurando meu seio. Tentei de tudo, juro! Simpatias caseiras, cremes caros, bico de silicone. Esta foi minha primeira provação como mãe. Até o 23º dia de vida da Fernanda eu não dormi. Ela não dormia a noite inteira.

  
Até que Deus colocou um anjo em nosso caminho, o pediatra da Nanda. Ela tinha refluxo. Não imaginávamos pois ela não chegava a gorfar, mas os barulhinhos que ela fazia, os sintomas todos eram do refluxo. Este pediatra me acalmou quanto a amamentação. Me disse para não se preocupar, que a porcentagem de mães que conseguem amamentar até os 6 meses é muito baixa, e que os leites artificiais são excelentes, para eu parar de sofrer que ela ficaria bem. Além disso o ganho de peso dela estava baixo, de qualquer forma teríamos que complementar com o leite. Tratamos o refluxo e já na primeira noite, com a cabeceira do berço suspensa, xarope Label e Aptamil AR a Nanda dormiu 5 horas seguidas. Dormimos 5 horas seguidas, exaustas! Deste dia em diante tudo foi melhorando! Com 50 dias ela dormiu 8 horas seguidas, nem acreditei! E agora é assim, dorme a noite inteira, como um anjo! 



 
Minha anjinha, baladeira, adora sair, churrasco, festa, restaurante, onde tem música e gente conversando ela fica bem. Esse negócio de abaixar a luz da casa e fazer silêncio para que ela durma não funciona para ela. Ela gosta de agito! Já a levamos para a praia e durante todo o trajeto de mais de 600km ela dormiu e se comportou como um anjo. Quando tem sono eu posso colocá-la no berço ainda acordada e ela dorme sozinha. Claro que como todo bebê tem seus dias de exceção, em que está dengosa, quer colo, e eu sinto todo prazer do mundo em niná-la. Hoje, com quase 4 meses, ela parece uma mocinha, adora ficar sentada, já está bem durinha, falando muitos angus, fazendo fusquinha, quase rolando na cama, quase gargalhando, sorridente, uma graça! Eu babo em cada descoberta dela, em cada evolução, cada conquista. A beijo, beijo, beijo, dou parabéns, fico orgulhosa. O simples fato dela conseguir segurar o pezinho é motivo para eu chorar de emoção por horas! Ela é a alegria das nossas vidas! É bem mais do que um dia eu sonhei. Linda, apesar de ser a cara do pai! Rs! Agora minha licença maternidade acabou, estou voltando para o trabalho aos poucos, ainda fico a maior parte do dia com ela, mas as poucas horas em que fico longe me matam de saudade. 











Depois que nos tornamos mães TUDO muda! Tudo mesmo! O amor que sentimos pelo marido muda, aumenta. O amor que sentimos por nossos pais muda, triplica. O amor que sentimos pelo próximo muda. O amor que sentimos por nós mesmas muda muito. O amor dói de verdade no peito, rouba o ar. É bom demais! Demais! Assim como a palavra “saudade” só existe na língua portuguesa, deveriam inventar uma palavra que pudesse expressar o amor de mãe, porque ainda não existe palavra para descrever tal amor. Talvez como dizia meu padrinho para minha prima: “Te amão”?! Um amo bem grandão! Rs!

Então é isso gente, estou de volta ao blog!

Filha, com o amor maior do mundo, o amor que não cabe no coração, já preencheu o estômago e todo corpo, toda vida, a mamãe está aqui!


3 comentários:

Anônimo disse...

Tati, lindas palavras!!! É isso mesmo... Um amor impossível de descrever... Você é uma mãe maravilhosa! Parabéns! Beijos. Sandrinha

Anônimo disse...

Amiga!! Me emocionei lendo... que lindoo!!! Fiquei c/mta vontade de conhecer sua princesa pessoalmente! e tb deu vontade de ser mãe!rsrs
Parabéns.. a Fernanda está linda!! Adorei as fotos!
Bjão
Jaque

Anônimo disse...

Tateeee que coisa mais lindaaa!!! Nossa, da quase para sentir tudo o que vc disse, de tao bem que vc descreveu!!! Lindas, lindas, lindas!! Vcs estao lindaaass!! Saudades, bjaooo!!! Taise